sábado, 17 de abril de 2010

Querido F.


Ontem, 6ªFeira à noite, a vontade para sair era praticamente inexistente, não porque estava cansada, mas porque indo directa à questão, os últimos tempos não têm sido nada fáceis, e quem convive comigo todos os dias, quem me conhece verdadeiramente, apercebeu-se disso sobretudo esta semana. Algumas foram as pessoas que comentaram que estava com um ar abatido, que me perguntaram o que é que se passava, se podiam ajudar, atitudes que recebo com todo o carinho possível, e sobretudo, que jamais esqueço.
Tenho um enorme defeito que também poderá ser encarado como uma virtude, conforme preferirem, sensibilidade para dar e vender.
Isso faz com que regra geral tenha sempre um sorriso para esboçar, uma piada para dizer, a predisposição para escutar e ajudar, de me colocar na pele dos outros, e é assim que muitas vezes ''engano'' involuntariamente as pessoas, mesmo as mais próximas, deixando sempre a ideia de que tudo está bem, tudo sob controle. Contudo, esta semana tive dias em que nem um sorriso consegui esboçar, em que as palavras saíam-me em esforço, em que muitas lágrimas derramei, e em que apenas me apetecia isolar do Mundo.
Sucede que por vezes, acumulamos e acumulamos problemas, e a verdade é que os tenho, mas partilho-os apenas com duas ou três pessoas que me são especiais, no seu essencial.
Esta semana vivi momentos em que a minha carapaça dura, que me protege, que serve de escudo, rachou, permitindo-me assim mostrar a minha fragilidade e verdadeiro estado de espírito. Por vezes é mesmo assim, nem sempre conseguimos ser fortes, nem sempre podemos aparentar que tudo está na perfeição.

Esta semana o meu Melhor Amigo F. decidiu arrancar-me de casa ao perceber que algo não batia certo, e eu admiro-o porque é persistente, positivo, porque não tem uma vida fácil, mas encara-a sempre com garra, tolerância e boa disposição, sem pessimismos, sem dramas. Ontem à noite saímos, fomos a mais um barzinho espectacular aqui no Porto, e embora não tenha abordado o que me preocupa porque não o quis preocupar ainda mais, percebeu que não estava bem e respeitou o meu silêncio. O F. espera sempre, que eu esteja preparada para confessar o que me vai na alma, porque tem consciência de que eu sei que ele estará sempre ali para me escutar e aconselhar.
Existem Amizades assim, desde sempre e para todo o sempre, amizades de 20 e tal anos como é a nossa, em que atingem um ponto de maturação em que são pessoas que são um pedacinho de nós, que ocupam um lugar insubstituível no nosso coração. Em que não necessitamos de lhes pedir ajuda, de confessar que estamos tristes ou felizes com algo, porque a informação passa de um para o outro quase que telepaticamente.

E assim se passou a noite, num barzinho impecável à beira-mar, com uma música excepcional, imensa conversa à mistura, por vezes assuntos mais sérios, por vezes uma risota completa, porque nós somos assim, sempre que nos juntamos é diversão garantida.
E as horas passam a voar na companhia do meu querido F., quando me vem trazer a casa parece que ainda temos sempre muito para conversar, porque a nossa amizade não se esgota.
Esta madrugada quando entrei em casa, sentia-me mais leve, penso que o F. sem nada lhe pedir, fez questão de carregar parte da minha bagagem por umas horas. E assim adormeci na paz dos anjos, possuída pelo cansaço, com um sorriso no rosto, após lhe ter enviado um sms a agradecer por existir na minha Vida e sussurei num pensamento inaudível ''Obrigada F.!''. Porque sou apologista que nada deve ficar por dizer, digo tudo o que sinto e o que me vai na mente, pois amanhã ou eu ou os outros, podemos já não estar cá, neste mundo, nesta vida...

Uma coisa é certa, se vidas anteriores e almas gémeas realmente existem, o F. e eu somos sem dúvida alguma um exemplo de que se reencontram. Noutras vidas concerteza que fomos irmão e irmã, marido e mulher, pai e filha, derivado ao elo que nos une.
Nesta vida somos melhores amigos, e são estas pessoas que nos fazem ver que existem sentimentos e ligações que a lógica não consegue explicar, que nos unem e ultrapassam completamente.

Felizmente tenho mais pessoas especiais na minha Vida, com quem sinto uma ligação especial, algumas com as quais estou a desenvolver uma amizade, que cresce e ganha contornos a cada dia que passa, e outras que simplesmente apesar desta rara ligação que nos une, simplesmente sei que vão partir a qualquer momento, sem deixar aviso-prévio, porque não querem criar laços, porque têm medo de viver, sentir, porque racionalizam o que jamais poderá ser encarado sob uma perspectiva lógica, porque ainda não descobriram o que é verdadeiramente importante na nossa passagem por este Mundo. Querem tudo, e acabam por não ter nada, porque a ambição em alcançar o perfeito é de tal forma desmedida, que acabam por perder as oportunidades que lhes surgem. É tudo uma opção, uma conduta.

Por isso é que a cada dia que passa, independemente da nossa amizade, orgulho-me do F., porque ele identifica e agarra as oportunidades que a vida lhe dá sob a forma de uma pequena semente, aparentemente pouco promissora por vezes. Planta-a, rega, aduba, até ter um vasto jardim... foi assim que encarou as suas relações amorosas, que acabou por se casar, que foi pai, e que é um excelente amigo! Obrigada F.!

6 comentários:

  1. Também tenho uma amizade assim com o A., somos amigos desde que eu nasci, ou seja há 25 anos praticamente, muitos são os dias em que ele nem precisa dizer que está em baixo ou eu. Por isso sei muito bem do que falas e sabes o que acho? Que não há nada melhor na vida que a amizade verdadeira, aquela que não precisamos fazer esforço para nada, simplesmente são 2 pessoas que se entendem e compreendem como ninguém.

    Beijinhos enormes amiga

    ResponderEliminar
  2. Os amigos são para isso mesmo, por vezes não tanto para dizerem, distrairem, mas simplesmente para ouvir ou ficar em silêncio, mas presentes, prontos para o que der e vier, conseguindo ver por entre as paredes mais espessas, pelas carapaças mais duras, porque, como bem dizes, são, de alguma forma, parte de nós e como tal percebem-nos, por vezes até melhor do que nós próprios nos percebemos!

    ResponderEliminar
  3. São amigos como esses que nos fazem pensar que vale a AMIZADE é algo assim de fantástico!

    Os bons amigos são aqueles de facto que estão aqui ao pé de nós para os bons e maus momentos!

    Um beijinho e que esse amizade perdure por aqui e nas "outras vidas" que segundo dizem existem,porque é algo que não podemos perder!!!

    ResponderEliminar
  4. São essas as pessoas que dão um sentido real à vida. Já num post anterior em que falavas nos teus amigos, e neste também, falando em amizade no masculino, me fazes lembrar os meus "amores" como lhes chamo. Não é um loiro e outro moreno como dizia o outro, mas são os dois meus amigos há muitos, muitos anos. Já partilhamos tanta coisa, já vivemos tantas coisas, que há uma cumplicidade, um conhecimento mútuo que não se explica. Assim como a amizade não se explica. Para algumas pessoas é até um pouco difícil entender a nossa amizade como uma amizade apenas, pura, linda. E quando temos conversas de "gajos"? Um must!
    Mas uma coisa também é certa, Gaja, mesmo podendo parecer convencida e com a mania digo que só tem amigos assim quem também é amigo assim.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. A minha palavra favorita... Obrigada!

    Sabes que também tens (temos!) muito a agradecer por seres assim, right?

    Beijinho,

    ResponderEliminar
  6. É tão importante ter alguém assim ao nosso lado.

    ResponderEliminar

Frases Mágicas